Top Menu

Se você tem um kit de fotografia e quer preserva-lo, separamos 10 dicas importantes do que você precisa fazer para manter seu equipamento sempre bem cuidado. Dicas de como limpar, como guardar, e até mesmo, de como evitar possíveis acidentes.

1. Evite guardar seu equipamento em locais úmidos e empoeirados

Quem gosta de lugares fechados, escuros, úmidos e empoeirados? Ninguém, nem sua câmera. Procure guarda-la em lugares arejados, que não peguem sol, umidade e longe de poeiras. Tenha cuidado com lentes guardadas há muito tempo em cases úmidos, ele pode mofar a sua lente. Se você mora no litoral redobre a atenção para manter uma boa vida útil para seu equipamento.

2. Tenha acessórios próprios para proteger sua câmera e sua lente

Alguns acessórios são muito importantes para preservar seu equipamento como bags, películas, e anéis para lente. Tudo isso irá protege-la contra contato com chaves, moedas, cartões, ou qualquer coisa que tenha dentro da sua bolsa e/ou mochila e possam arranha-la ou danifica-la.

3. Lembre-se que seu equipamento não é a prova d’água

Quando alguém lê ou fala que um equipamento não é a prova d’água, a primeira coisa que pensamos é: hum, não vou poder entrar no mar ou na piscina com ela. É. Não vai mesmo! Mas não é somente isso. Você deve prestar muita atenção com respingos de água, como de chuvas, garoas, aquelas neblinas muito molhadas. E lugares como cachoeiras, parques aquáticos, piscinas, praias… Lugares assim. Agora se você vai tirar fotografias em ambientes assim, tome bastante cuidado ou previna-se comprando uma bag a prova d’água para proteger todo o seu equipamento.

Lembre-se que seu equipamento não é a prova d'água

4. Cuidado onde e como vai trocar a lente

A hora de trocar a lente é uma das mais cruciais. Troque em ambiente sem muito vento, longe de animais, crianças, muvucas. E assim que efetuar a troca, tampe a lente retirada e guarde no case!

5. Remova tudo da câmera antes de guardar

Antes de guardar sua câmera, remova a bateria (ou pilhas) e o cartão de memória. Não esqueça da dica um de guardar tudo em lugares arejados.

6. Tumulto de pessoas, preste atenção!

Sempre que vai fotografar um evento ou algum lugar público de grande movimento, sua câmera está correndo muitos perigos. Por exemplo: se ela estiver no tripé e alguém tropeçar, sua câmera cairá direito no chão (isso já aconteceu comigo). Ah, e não esqueça de sempre usar a alça de proteção, seja ela no pescoço ou ao redor da sua mão.

Tumulto de pessoas, preste atenção!

7. Elas não gostam de mudanças de temperatura

Alterações de temperaturas climáticas também é um item muito importante. Quando viajamos para lugares muito quentes ou muito frios, preste atenção nessa brusca troca de temperatura, ela pode fazer com que seu equipamento pare de funcionar.

8. Não esqueça que a limpeza é também muito importante

Sempre que sua câmera é exposta a lugares que tem muito vento ela está sujeita a voltar para casa suja. Principalmente se este lugar for uma praia. É inevitável que areia e poeiras entre em todos os cantinhos da câmera. A lente e o visor também estão sempre cheios de dedos, não é mesmo? Então compre um kit de limpesa com uma flanelinha, um líquido não-corrosivo e uma bombinha para soprar ar e remover as impurezas.

Não esqueça que a limpeza é também muito importante

9. Sempre leia o manual do fabricante

É sempre bom dar uma lida no manual dos equipamentos que compramos e usamos. Lá sempre tem informações úteis de como guardar, como limpar, entre muitas outras dicas bacanas.

10. E por último, lembre-se que seu equipamento é muito valioso.

O investimento não é nada barato. Então atente-se ao sair com a câmera em lugares públicos, repare se o ambiente é seguro, coloque a câmera na mochila e não saia andando com ela pendurada no pescoço. Se você for ainda mais cuidadoso, faça um seguro do equipamento. Diversas seguradoras cobrem este tipo de eletrônico e o custo não passa de 5% do valor do produto. Muitas vezes vale a pena!


- TOP OFERTAS -


- PUBLICIDADE -


About The Author

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo. Assim nasceu mais este projeto, o Conexão Fotográfica. Ela também é sócia e diretora do projeto Marola com Carambola.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close