Categorias: Dicas

10 Dicas para Fotografar Paisagens

Quem aqui nunca tirou uma foto de paisagem e se decepicionou por não conseguir trasmitir a beleza do lugar? Nem sempre com um clique rápido você vai conseguir capturar a essência de uma vista linda e viva, você vai precisar de muito mais e também de algumas técnicas, é claro. E por incrível que pareça, esse é um gênero de fotografia mais comum entre os iniciantes, principalmente com os viajantes.

O que talvez você não saiba é que este estilo de imagem requer muita atenção, trabalho, conhecimento do equipamento e técnicas de fotografias para atingir um excelente resultado. O prático e rápido que você pode ouvir sobre o assunto é: deixar a abertura do diafragma fechada, a câmera em um tripé, e o ISO bem baixo.

Para você entrar no assunto de cabeça, eu vou te dar umas dicas bem legais. Vamos lá?

1. OBJETIVO

A partir do momento que você decidiu que gosta e quer fotografar paisagens, invista tempo para ler artigos e matérias sobre o assunto, se puder e quiser faça cursos especializados na área e nunca deixe de buscar informações e técnicas constantemente.

2. LUGARES

Nenhum fotógrafo tem obrigação de fazer fotos lindas independente do cenário. Por isso sua missão é buscar por cenários incríveis para obter imagens perfeitas. Neste ponto é fundamental treinar muito o olhar. Sua cidade pode ser o ponto inicial, mas viajar, explorar cidades e elementos inusitados podem fazer a diferença.



3. TÉCNICAS

O conhecimento e domínio das técnicas também são importantes. Trabalhar com a luz, com os filtros, entender a leitura do histograma, analisar a profundidade de campo, acertar os pontos de foco, entender a intensidade do contraste, controlar a nitidez, entre muitos outros. Por isso todo conhecimento aqui é super válido.

4. HORÁRIOS

Pelo começo e final do dia é quase certeza que sua fotografia ficará perfeita. Já no meio do dia a luz costuma ser muito intensa e dura, não gerando bons resultados. E isso vai ser uma coisa que você automaticamente vai perceber. As cores mudam de acordo com os horários do dia, e com isso a saturação, nitidez, brilhos, texturas e sombras também são influênciados. É preciso observar e ser rápido porque a luz muda em um piscar de olhos.  Claro que para tudo na vida existem excessões – mas a a iluminação faz parte da busca de um paisagem perfeita.

5. COMPOSIÇÕES

Use a cabeça e analise tudo que tem à sua volta. Deite, abaixe, levante, olhe para todos os lados e busque incansavelmente ângulos diferentes para fazer seu clique. A composição fará a diferença e aqui você pode inovar. Coloque sentimento, emoção, busque harmonia nos elementos e defina bem o horizonte. Evitar elementos em excesso também ajuda a definir o ponto de interesse da imagem.

6. TRIPÉS

Lá no começo do texto eu falei sobre três tópicos que costumam resumir a fotografia de paisagem para alguns fotógrafos: o tripé, o diafragma e o ISO. São itens que conversam entre si. Com o ISO baixo, e um tempo maior de exposição você precisa garantir que a câmera fique imóvel por alguns segundos evitando que as imagens fiquem tremidas e sem nitidez. Com o tripé as fotos ficaram mais bonitas e assertivas, além do que, um grande erro das fotografias de paisagens são deixar o horizonte torto e para isso não acontecer confie apenas em um bom tripé.

 7. FORMATOS

O formato horizontal é o mais utilizado, mas não é regra e você pode abusar da sua criatividade. Não sou a favor de limitar a nossa criatividade com regras, então se você encontrar uma composição boa na vertical, porque não arriscar. Apenas atente-se a regra dos terços e ao enquandramento. E neste caso você terá que escolher se prefere mais chão ou céu, e não deixe de manter um equilíbrio.

8. MOVIMENTOS

Paisagens não são apenas ambientes calmos, tranquilos e serenos, também são cenários de ação e movimento. E porque não transmitir isso em sua fotografia? Vento nas árvores, queda de cachoeiras, ondas de praia, nuvens em movimento, carros passando. Só não se esqueça que para capturar o movimento você precisa colocar o tempo de exposição um pouco mais longo e claro, com a câmera em cima de um bom tripé.

9.  CÉU

Pense que o céu já faz parte da sua fotografia de paisagem e por isso a atenção nele tem que ser considerada. Um céu mais dominante, cheio de dramas, cores, formações, nuvens vai chamar bastante atenção, então vale a pena esperar pelo momento correto do clique. Já um céu sem graça pode deixar sua foto entediante. Então priorize o céu!!

10. GRANDE ANGULAR

Essas lentes dão um grande campo de visão e a possibilidade que ela oferece de capturar os planos são incríveis. Então se você está pensando em adquirir uma, procure algo em torno da faixa de 14mm a 35 mm. Agora se você não pensa em ter uma dessas, você também pode fazer suas fotografias de paisagem com lentes normais ou tele. O importante é que a imagem tenha o máximo de nitidez, e isso vai depender muito da profundidade de campo que citamos aqui nessa matéria também.

Reunindo essas 10 dicas você já tem meio caminho andando para uma foto de paisagem de nível profissional.

Continue ligado, pois nas próximas semanas voltaremos a falar do tema, e se tiver alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários aqui abaixo.

Eloah Cristina

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo.

Posts Recentes

As Câmeras queridinhas da Canon

Todo mundo já sabe que este site é amante da Canon, né? Dito isso, e…

4 meses atrás

Canon lança software que transforma câmeras da marca em webcams

A Canon, líder mundial em soluções de imagem digital, anuncia o lançamento oficial do software…

3 anos atrás

5 aplicativos para fazer vídeos incríveis usando o celular

Os celulares hoje em dia têm apresentado câmeras com cada vez mais resolução e qualidade…

4 anos atrás

Fotógrafa oferece ensaio infantil em prol da caridade

O Natal está chegando e, com ele, a época em que todos se lembram das…

4 anos atrás

5 segredos que poucos realmente utilizam para se dar bem no Instagram

O Instagram se tornou uma das plataformas mais relevantes para marcas e profissionais que desejam…

5 anos atrás

Dicas de cartões de memória para câmeras fotográficas

Atualmente as câmeras profissionais e de ação precisam da potência, rendimento, capacidade e confiabilidade das…

5 anos atrás