Top Menu

A internet tornou-se uma ótima ferramenta para os amantes de fotografia. No meio online é possível achar uma diversidade enorme de conteúdo, que vão desde assuntos mais básicos até técnicas mais avançadas, ou até mesmo profissionais.

Além das já conhecidas e consagradas redes sociais de fotografia e blogs que já existem por muitos anos, tem aumentado também a quantidade de canais no Youtube. Pessoas que dedicam uma boa parte do seu tempo para instruir e compartilhar seu conhecimento com quem estiver a fim de aprender um pouco mais sobre essa arte.

Um ótimo lugar para começar é a Twitch, que sempre foi muito popular no mundo dos gamers. Esta, aliás, foi a principal razão do seu surgimento, lá em 2011, e hoje ele é uma das principais ferramentas para a transmissão de campeonatos de eSports e também de outras modalidades, como o poker ao vivo. Claro, como você pode imaginar, não para por ai: é uma grande ferramenta de transmissões como um todo, abarcando também conteúdos criativos, envolvendo música e fotografia.

Na rede, você pode encontrar dicas de edição de fotografia e sobre como utilizar determinados aplicativos. Mas talvez o canal mais relevante sobre o assunto seja o 5hoe de Mike Larremore, um fotógrafo de retratos do Colorado que transmite sua edição de fotos no Twitch com as pessoas fotografadas por ele muitas vezes na plateia. Para quem quer aprender mais sobre a pós-produção de uma fotografia e ferramentas de edição, este é o lugar certo!

Entretanto, a plataforma mais popular sobre o assunto ainda é o Youtube. Nele, existem milhares de canais voltados para assuntos específicos e com a fotografia não é diferente. Para facilitar um pouco a sua vida trouxemos algumas sugestões de alguns dos mais relevantes, assim você pode escolher qual se encaixa mais no seu perfil e nível de conhecimento.

Canais de fotografia para você seguir no Youtube
Foto © Lalmch

Seleção de canais de fotografia no Youtube  para seguir agora

Para começar, um dos mais antigos e talvez maiores canais de fotografia do Youtube, contando hoje com mais de 1,1 milhão de inscritos. Tony & Chelsea Northrup são um casal americano de fotógrafos que apresenta uma das maiores variedades de conteúdo em um só lugar. Em seu canal é possível encontrar review de equipamentos e muita discussão sobre estilos de fotografia, sem falar nas dicas.

Já que aprender se divertindo é muito mais legal, a segunda dica importante é do canal de Jared Polin, também americano. Ele faz sucesso nas redes pela ótima didática e pelo bom humor, adotando como o lema a ideia de sair da mesmice dos canais convencionais. O fotógrafo é seguido por mais de 860 mil pessoas e lá você vai encontrar dicas de edição de imagem, além de muita discussão sobre o assunto.

Agora passando pela cena nacional, o Letra na Foto também é uma ótima referência no assunto. O canal não tem tantos inscritos quanto os gringos, mas já foi visualizado por milhões de pessoas, e seus vídeos são usados como referência para fotógrafos amadores e até mesmo os mais profissionais. Nele, também se encontra dicas de como manter uma conta em rede social (especialmente Instagram) voltada para atrair mais clientes.

No Fotos Dicas, outro importante canal de fotografia nacional criado pela profissional Camilla Myrrha, é possível encontrar muito conteúdo e dicas práticas para fotógrafos de todos os níveis. A atração principal do canal são as dicas de pose, ângulos e como dirigir determinados tipos de ensaios. Além de aprender técnicas pode-se tirar muitas inspirações dos vídeos. Para quem for amador, é interessante usar as dicas do canal para dar um upgrade nas fotos.



Agora o canal a seguir talvez seja o maior do Brasil sobre o assunto, o Zona da Fotografia, do renomado fotografo Marcos Fraresso, é um paraíso para os apaixonados pela arte. Além de fazer os famosos reviews de câmeras e lentes, ele também dá uma atenção especial aos drones, que ultimamente estão sendo bastante utilizados por fotógrafos profissionais e amadores. O canal também possui uma sessão de dicas, além de minicursos que vão desde o básico até o conhecimento intermediário. O canal atualmente possui quase 300 mil inscritos.

Além dos já famosos canais de fotografia, as redes sociais voltadas para os fotógrafos amadores e profissionais também são um sucesso.

Redes Sociais para os fotógrafos
Foto © Pexels

Redes Sociais para os fotógrafos

Isso, pois elas dão a oportunidade de compartilhar o seu trabalho, e ainda permitem que ele seja avaliado por grandes profissionais. Elas também dão a oportunidade de seguir aquelas pessoas que tanto admira no ramo, sendo uma ótima oportunidade para aprender, adquirir conhecimento e muita inspiração.

O Flickr talvez seja o mais antigo – e mais conhecido -, porém tem sido ultrapassado recentemente pelo 500px. Este possibilita ao usuário a opção de vender suas fotos online. Portanto, além de expor o seu talento, ainda é possível ganhar algum dinheiro com ele. As duas são as redes sociais mais utilizadas por fotógrafos – o Instagram é de longe o lugar onde você consegue uma maior exposição. A parte ruim é que as fotos são postadas com uma qualidade muito inferior em termos de resolução. De toda forma, a rede confere uma ótima oportunidade para divulgar o seu trabalho.

Graças à internet, opções é que não faltam para aqueles que desejam se aventurar por esta área. Se você se enquadra como um desses interessados em aprender um pouco mais sobre fotografia, ou se já é um profissional procurando alguma reciclagem na área, os recursos digitais listados acima, com certeza, te ajudarão.

About The Author

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close