Top Menu

Hoje eu vou ensinar um efeito viciante conhecido como freelensing – um falso Tilt Shift. Ele parece simples, mas exige bastante cuidado, pois o sensor de sua câmera ficará exposto e qualquer poeira pode acabar entrando.

Bom, para esta técnica é necessário uma câmera DSLR e uma lente rápida (de abertura ampla). Você também pode fazer com outras lentes, mas esta te ajudara a atingir melhores resultados por conta do vidro maior dela.

Vamos começar deixando a lente levemente solta e deslocada de maneira que apenas um lado fique encaixado e o outro inclinado.  Veja o exemplo abaixo:

Como fazer Freelensing

Quanto as configurações da câmera, primeiro coloque ela em modo manual. Depois deixe a abertura no mais aberto e o ISO no valor mais baixo. A velocidade não pode ser inferior a 1/60s – isso evitará imagens tremidas. Se não estiver obtendo a velocidade, aumente o ISO.

Como fazer Freelensing

Outra dica bacana é colocar a câmera em modo de disparo contínuo e não poupar os cliques. Isso vai garantir ainda mais as chances de uma imagem nítida.

Como fazer Freelensing

Seu desafio maior vai ser focar de um jeito que o efeito fique bonito. O ideal é que você tente chegar o mais próximo do tema com o mínimo de rotação do anel de foco. Tente!

Como fazer Freelensing

Tenho certeza que depois de ler esse post você vai imaginar que essa é uma técnica simples e fácil, mas te garanto que não é. Ela exige bastante treino e no começo pode ser um pouco chatinho para pegar o jeito, mas não desista, pois ótimos resultados podem ser alcançados.

Como fazer Freelensing

Agora se você tiver dificuldades ou alguma dúvida, manda um comentários, que faremos o máximo para te ajudar.


- TOP OFERTAS -


- PUBLICIDADE -


About The Author

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo. Assim nasceu mais este projeto, o Conexão Fotográfica. Ela também é sócia e diretora do projeto Marola com Carambola.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close