Top Menu

Antes de ler as dicas abaixo, eu recomendo que você entenda um pouco sobre os modos de medição de luz. Depois de lido, volte para cá, e vamos descobrir juntos algumas dicas para fugir do parâmetro 0 da sua câmera.

Dicas de exposição na fotografia

Já aconteceu de você deixar o fotômetro no parâmetro 0, e mesmo assim a sua foto sair muito escura, ou muita clara, ou sem nenhuma nitidez?

Pois é! O que nem todo mundo sabe é que algumas situações pedem um pouco mais de macete para obter uma fotografia perfeita. Quando há pouca ou muita luz, o fotômetro fica um pouco confuso e te dá uma medição errada, resultando em uma foto diferente do esperado.

Dicas de exposição na fotografia

Atualmente as câmeras digitais tem um padrão de calculo (avaliativo/matricial) que analisa várias áreas da cena para tirar uma media da luz, afim de chegar no parâmetro 0 e costuma funcionar na grande maioria dos casos. Nós indicamos que você comece a utilizar a partir de hoje outro padrão de calculo que é CENTER WEIGHT. Ele vai sempre dar maior peso ao centro da cena, evitando assim sombras e luzes indesejadas nas laterais. Teste!

Para você que está fazendo fotos noturnas, de shows e peças de teatro indicamos o padrão SPOT. Aqui sua câmera vai levar em consideração apenas uma pequena área do centro (1% a 5%) e isso fará com que você não tenha imagens estouradas ou com silhuetas pesadas.

Dicas de exposição na fotografia

Existe também o HISTOGRAMA para te ajudar nesta história toda de fotômetria perfeita. Ele sim é totalmente a prova de erros e você pode adotar ele a partir de hoje. Só um detalhe, nunca deixe o gráfico estourar em suas extremidades, sendo esquerda = preto e direita = branco. E se você fotografar em RAW será melhor na hora de fazer as possíveis correções em softwares de edição.

Dicas de exposição na fotografia - Histograma

O tons coloridos também são importantes. Você precisa aprender a ler eles, já que a câmera não entende o colorido como o olho humano, por isso a câmera pode confundir um vermelho e verde. Então tente interpretar os tons antes de fazer sua foto, você vai poder deixar ela com um ponto a mais ou a menos, pegando melhor as sombras e os brilhos necessários para fazer esse contrates entre os tons.

Dicas de exposição na fotografia - Tons Coloridos/Medios

Uma outra dica importante para você captar as cores como elas são, é sempre ajustar o branco da sua câmera (WB). Para isso você vai definir manualmente o balanço de branco. Pegue uma folha de papel, ajuste a exposição e o foco. A câmera pode demorar um pouco para perceber o disparo, mas o ajuste será realizado deixando assim as cores realmente como elas são.

Dicas de exposição na fotografia - Balanço de Branco

Você ainda pode comprar um fotômetro de mão ou utilizar aplicativos para isso (em breve detalharemos o assunto).

Consegue perceber que nem sempre o calculo da câmera é o ideal?

Fotografia de silhuetas e pôr do sol são os maiores exemplos disso.  Então siga sua intuição, inove e saia um pouco da zona de conforto do 0. O que acha?


- TOP OFERTAS -


- PUBLICIDADE -


About The Author

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo. Assim nasceu mais este projeto, o Conexão Fotográfica. Ela também é sócia e diretora do projeto Marola com Carambola.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close