Top Menu

Eu particularmente gosto da sensação de movimento em uma fotografia.  Então neste post vamos falar sobre o efeito panning. Para começar, quero dizer que existem duas maneiras de fazer isso. Uma é direto no ato de fotografar, que gosto mais, e o outro é na edição através do photoshop, que dá um pouco de trabalho e nem sempre fica tão perfeito.

O efeito panning mostra o movimento do objeto principal em foco. Para criar esta impressão é necessário manter o fundo da imagem desfocado. Para desfocar não tem muito segredo, basta você manter o diafragma de sua câmera bem aberto.

Não desista se não conseguir nas primeiras tentativas, é preciso praticar e tentar algumas vezes até entender bem o controle da velocidade e do diafragma da sua câmera. Tente fazer em diversos objetos, como carros, pessoas correndo, ou algum esporte. O ideal é que você explore sua criatividade.

Algumas dicas para começar, é que você use uma velocidade baixa. Isso fará com que você alcance uma exposição mais demorada, dando tempo suficiente de desfocar o fundo da cena. Outra técnica, é manter a câmera no mesmo movimento que o objeto em questão. Por isso é preciso prática. Ah, e clique o máximo que puder junto do movimento.

Resumindo: Use o diafragma aberto, a velocidade baixa e mantenha sempre o click no mesmo movimento do objeto. É só isso.

No exemplo que coloco abaixo, estava tirando foto de uma maquete com um pequeno autorama. A velocidade estava em 1/15 s e o diafragma em 1.8.

panning

Para fazer o efeito no Photoshop, você deve utilizar a ferramenta Motion Blur. Dependendo do objeto e do fundo pode dar um pouco mais de trabalho. Explicarei em breve o passo a passo para vocês. Acompanhem!


- TOP OFERTAS -


- PUBLICIDADE -


About The Author

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo. Assim nasceu mais este projeto, o Conexão Fotográfica. Ela também é sócia e diretora do projeto Marola com Carambola.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close