Top Menu

Recontar a história da cultura negra por meio de fotografias históricas e atuais é o objetivo da exposição, que acontece no Museu Republicano “Convenção de Itu”, chamada “Atavos – um reencontro de ancestralidades perdidas”, da fotógrafa chilena Pola Fernandes.

A Canon do Brasil apoia a exposição que fica aberta até dia 20 de setembro e tem entrada gratuita.

Entre as diversas fotos expostas estão a obra “Maria”, que foi premiada em 2015, no Concurso Mestre Luís França do Museu da Abolição de Recife, e a obra “Fátima” da série de retratos bordados que faz parte da Coleção Joaquim Paiva, no Rio de Janeiro.

A série – Atavos – reconta de forma emocionante a cultura brasileira, por meio de uma exposição com 23 fotos realizadas no século XIX e também de imagens recentes de mulheres afrodescendentes, explica Pola Fernandez. Todas as obras foram impressas em equipamento de alta qualidade fotográfica em fine art.

 Exposição resgata cultura negra por meio de fotografias do século XIX    Exposição resgata cultura negra por meio de fotografias do século XIX

Pola Fernandez é chilena e vive no Brasil desde 1979. Ela é pedagoga e fotógrafa, especialista em Artes Visuais e Educação pela Unicamp. Sempre demonstrou interesse pela mulher negra e cultura brasileira. Fernandez pesquisa retratos históricos fotográficos de escravos e negros do século XIX. Desde 2010 mantém um projeto no qual realiza oficinas com um grupo de mulheres afrodescendentes na cidade de Salto, interior de São Paulo.

De acordo com a supervisora de Marketing da Canon do Brasil, Grace Kelly, a exposição Atavos representa muito bem a cultura do país. É uma viagem história muito rica registrada em cada detalhe das fotografias. Para a Canon do Brasil é um prazer apoiar uma artista tão talentosa como Pola, explica. A artista deve estar em outras exposições com participação da Canon do Brasil.

Exposição resgata cultura negra por meio de fotografias do século XIX

Aberta até dia 20 e tem entrada gratuita. O Museu Republicano “Convenção de Itu”, fica na Rua Barão do Itaim, 67, Itu.

Fonte: Assessoria de Comunicação


- TOP OFERTAS -


- PUBLICIDADE -


About The Author

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo. Assim nasceu mais este projeto, o Conexão Fotográfica. Ela também é sócia e diretora do projeto Marola com Carambola.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close