Top Menu

Todas as câmeras digitais tem um recurso chamado fotômetro. Seu objetivo é medir a quantidade e a intensidade de luz que entra através de sua lente. Os parâmetros de medida são: -2, -1, 0, +1, +2. O ideal é trabalhar com ele nivelado no número 0, mas vale dizer que isso não é uma regra. Você pode ter ótimos resultados nivelando ele de maneira diferente.

Para manter sua câmera na exposição adequada, algumas coisas devem ser ajustadas, como o ISO, a velocidade do obturador e a abertura do diafragma. Essas técnicas são básicas e fundamentais para dar os primeiros passos no mundo da fotografia.

Agora vamos falar dos misteriosos símbolos que aparecem em sua câmera e que talvez você ainda não conheça ou entenda perfeitamente a sua real finalidade.

Modos de medição de Luz - Metering Modes

1 – center weighted average (Medição ponderada com predominância ao centro)

Como o próprio nome diz, este modo concentra a medição da quantidade de luz com peso maior ao centro, entre 80% e 60%. Ele evita que as sombras e as luzes das laterais sejam levadas em consideração em seu fotômetro.

2 – SPOT (medição pontual)

Este modo é muito específico pois ele irá medir uma área de apenas 1% a 5% do centro no máximo, onde todo o resto será ignorado.

3 – PARTIAL (MEDIÇÃO PARCIAL)

Este modo deve ser usado, por exemplo, em situações onde o fundo está bem mais claro que o foco principal da sua fotografia. Isso evitará imagens sub-expostas. Aqui a área será entre 10% a 15% do centro da imagem.

4 – EVALUATIVE (mediação matricial)

Este modo ressalta a importância da luz em volta do objeto onde está o foco. Muito utilizado para retratos, pois seu foco estará sempre na pessoa que será retratada, deixando ali, um quantidade de luz ideal para mostrar os detalhes da pessoa.  No cálculo a câmera leva em consideração toda área e tirará uma media das áreas com luminâncias na cena. Nem sempre o resultado fica bom, mas é um dos modos mais utilizados, já que, vem ele no padrão da câmera.

Modos de medição de Luz - Metering Modes

Mais uma dica: para você ter todo esse controle dos modos explicados sua câmera deve estar no modo manual, ok?


- TOP OFERTAS -


- PUBLICIDADE -


About The Author

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo. Assim nasceu mais este projeto, o Conexão Fotográfica. Ela também é sócia e diretora do projeto Marola com Carambola.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close