Top Menu

Essa semana fui conferir o lançamento do livro A Ilusão Espetacular – Uma Teoria da Fotografia do Prof. Arlindo Machado em São Paulo. Para quem ainda não o conhece ele é professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da USP e do Programa de Estudos Pós – Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

Conheci o trabalho do Arlindo Machado ainda na faculdade e essa obra dele era bem difícil de encontrar no mercado, fiquei bem feliz de poder adquiri-lo.

“A Fotografia é um “texto” como um outro qualquer, que se constrói através de uma  articulação simples ou sofisticada de seus elementos expressivos. Não há mais nem menos “manipulação” numa foto (e por extensão, num documentário, numa imagem de telejornal) do que num texto jornalístico, numa pesquisa de sociologia ou num tratado de filosofia.”

Arlindo traz nessa reedição correções  e  consertos de alguns equívocos, como por exemplo, na edição anterior o subtítulo “Uma introdução a fotografia” foi escolhido pela editora por achar que venderia mais. Esta reedição foi feita pela Editora GG que traz sempre ótimos títulos sobre fotografia.

Além desta obra, Arlindo tem uma série de textos sobre fotografia que são leituras indispensáveis a todos os fotógrafos iniciantes ou não.

Aproveite essa dica e conheça mais sobre o Arlindo Machado.
Você já conhece alguma obra dele? Conta pra gente!

Uma Teoria da Fotografia - Lançamento da reedição do livro de Arlindo Machado


- TOP OFERTAS -


- PUBLICIDADE -


About The Author

Simone é fotógrafa desde os 11 anos de idade quando comprou sua primeira câmera, mas deixou de lado o hobby e assumiu a fotografia como profissão. É formada em Produção Multimídia e hoje seu hobby é cozinhar. Com muitos anseios, questionamentos e teorias próprias decidiu se aprofundar em outra forma de comunicação, o texto, para compartilhar suas experiências e aprendizados na fotografia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close