Se você tem um kit de fotografia e quer preserva-lo, separamos 10 dicas importantes do que você precisa fazer para manter seu equipamento sempre bem cuidado. Dicas de como limpar, como guardar, e até mesmo, de como evitar possíveis acidentes.
Quem gosta de lugares fechados, escuros, úmidos e empoeirados? Ninguém, nem sua câmera. Procure guarda-la em lugares arejados, que não peguem sol, umidade e longe de poeiras. Tenha cuidado com lentes guardadas há muito tempo em cases úmidos, ele pode mofar a sua lente. Se você mora no litoral redobre a atenção para manter uma boa vida útil para seu equipamento.
Alguns acessórios são muito importantes para preservar seu equipamento como bags, películas, e anéis para lente. Tudo isso irá protege-la contra contato com chaves, moedas, cartões, ou qualquer coisa que tenha dentro da sua bolsa e/ou mochila e possam arranha-la ou danifica-la.
Quando alguém lê ou fala que um equipamento não é a prova d’água, a primeira coisa que pensamos é: hum, não vou poder entrar no mar ou na piscina com ela. É. Não vai mesmo! Mas não é somente isso. Você deve prestar muita atenção com respingos de água, como de chuvas, garoas, aquelas neblinas muito molhadas. E lugares como cachoeiras, parques aquáticos, piscinas, praias… Lugares assim. Agora se você vai tirar fotografias em ambientes assim, tome bastante cuidado ou previna-se comprando uma bag a prova d’água para proteger todo o seu equipamento.
A hora de trocar a lente é uma das mais cruciais. Troque em ambiente sem muito vento, longe de animais, crianças, muvucas. E assim que efetuar a troca, tampe a lente retirada e guarde no case!
Antes de guardar sua câmera, remova a bateria (ou pilhas) e o cartão de memória. Não esqueça da dica um de guardar tudo em lugares arejados.
Sempre que vai fotografar um evento ou algum lugar público de grande movimento, sua câmera está correndo muitos perigos. Por exemplo: se ela estiver no tripé e alguém tropeçar, sua câmera cairá direito no chão (isso já aconteceu comigo). Ah, e não esqueça de sempre usar a alça de proteção, seja ela no pescoço ou ao redor da sua mão.
Alterações de temperaturas climáticas também é um item muito importante. Quando viajamos para lugares muito quentes ou muito frios, preste atenção nessa brusca troca de temperatura, ela pode fazer com que seu equipamento pare de funcionar.
Sempre que sua câmera é exposta a lugares que tem muito vento ela está sujeita a voltar para casa suja. Principalmente se este lugar for uma praia. É inevitável que areia e poeiras entre em todos os cantinhos da câmera. A lente e o visor também estão sempre cheios de dedos, não é mesmo? Então compre um kit de limpesa com uma flanelinha, um líquido não-corrosivo e uma bombinha para soprar ar e remover as impurezas.
É sempre bom dar uma lida no manual dos equipamentos que compramos e usamos. Lá sempre tem informações úteis de como guardar, como limpar, entre muitas outras dicas bacanas.
O investimento não é nada barato. Então atente-se ao sair com a câmera em lugares públicos, repare se o ambiente é seguro, coloque a câmera na mochila e não saia andando com ela pendurada no pescoço. Se você for ainda mais cuidadoso, faça um seguro do equipamento. Diversas seguradoras cobrem este tipo de eletrônico e o custo não passa de 5% do valor do produto. Muitas vezes vale a pena!
Todo mundo já sabe que este site é amante da Canon, né? Dito isso, e…
A Canon, líder mundial em soluções de imagem digital, anuncia o lançamento oficial do software…
Os celulares hoje em dia têm apresentado câmeras com cada vez mais resolução e qualidade…
O Natal está chegando e, com ele, a época em que todos se lembram das…
O Instagram se tornou uma das plataformas mais relevantes para marcas e profissionais que desejam…
Atualmente as câmeras profissionais e de ação precisam da potência, rendimento, capacidade e confiabilidade das…