Todas as câmeras digitais tem um recurso chamado fotômetro. Seu objetivo é medir a quantidade e a intensidade de luz que entra através de sua lente. Os parâmetros de medida são: -2, -1, 0, +1, +2. O ideal é trabalhar com ele nivelado no número 0, mas vale dizer que isso não é uma regra. Você pode ter ótimos resultados nivelando ele de maneira diferente.
Para manter sua câmera na exposição adequada, algumas coisas devem ser ajustadas, como o ISO, a velocidade do obturador e a abertura do diafragma. Essas técnicas são básicas e fundamentais para dar os primeiros passos no mundo da fotografia.
Agora vamos falar dos misteriosos símbolos que aparecem em sua câmera e que talvez você ainda não conheça ou entenda perfeitamente a sua real finalidade.
1 – center weighted average (Medição ponderada com predominância ao centro)
Como o próprio nome diz, este modo concentra a medição da quantidade de luz com peso maior ao centro, entre 80% e 60%. Ele evita que as sombras e as luzes das laterais sejam levadas em consideração em seu fotômetro.
2 – SPOT (medição pontual)
Este modo é muito específico pois ele irá medir uma área de apenas 1% a 5% do centro no máximo, onde todo o resto será ignorado.
3 – PARTIAL (MEDIÇÃO PARCIAL)
Este modo deve ser usado, por exemplo, em situações onde o fundo está bem mais claro que o foco principal da sua fotografia. Isso evitará imagens sub-expostas. Aqui a área será entre 10% a 15% do centro da imagem.
4 – EVALUATIVE (mediação matricial)
Este modo ressalta a importância da luz em volta do objeto onde está o foco. Muito utilizado para retratos, pois seu foco estará sempre na pessoa que será retratada, deixando ali, um quantidade de luz ideal para mostrar os detalhes da pessoa. No cálculo a câmera leva em consideração toda área e tirará uma media das áreas com luminâncias na cena. Nem sempre o resultado fica bom, mas é um dos modos mais utilizados, já que, vem ele no padrão da câmera.
Mais uma dica: para você ter todo esse controle dos modos explicados sua câmera deve estar no modo manual, ok?