Todo mundo começa o ano com uma lista de promessas, né?
Nós não fugimos dessa regra e a promessa unânime dos últimos anos é sempre ler mais que no ano anterior.
Pensando nisso já separamos os livros que queremos ler agora nos primeiros meses e queremos compartilhar essa seleção com você.
Espero que gostem!
–
OS TAPETES VOADORES DA MATA ATLÂNTICA
Cristina Schleder
Neste livro a artista plástica mostra suas fotografias dentro da Mata Atlântica. São ricos detalhes da natureza com texturas, tramas, fragmentos, desenhos, formatos e cores. O livro vai te dar a possibilidade de ver o nosso ecossistema de forma leve e harmônica.
O IMAGINARIO SEGUNDO A NATUREZA
Henri Cartier-Bresson
Essa é a primeira recopilação dos textos do ilustre Cartier-Bresson em volume único. Para quem não sabe, esse é o fotógrafo mais importante do século XX e considerado um dos pais do fotojornalismo.
Fotografar é uma operação progressiva da cabeça, do olho e do coração para exprimir um problema, fixar um evento ou impressões. Um evento é tão rico que dá-se voltas em torno dele enquanto se desenvolve. Procura-se a sua solução. Às vezes encontra-se em alguns segundos, às vezes ela demanda horas ou dias; não existe solução padrão; nada de receitas; é preciso estar pronto, como para o tênis. A realidade nos oferece uma tal abundância que devemos cortar ao vivo, simplificar, mas corta-se sempre o que é preciso cortar? É necessário alcançar, trabalhando, a consciência do que se faz. Algumas vezes, a gente tem a impressão de que tirou a fotografia mais forte e, contudo, continua a fotografar, sem poder prever com certeza como o evento continuará a desenvolver-se. Será preciso evitar metralhar, fotografar rápido e maquinalmente, sobrecarregar-se assim de esboços inúteis, que entulharão a memória e perturbarão a nitidez do conjunto.
RETRATOS – TÉCNICA, COMPOSIÇÃO E DIREÇÃO
Luiz Garrido
Tive o prazer de assistir uma palestra deste grande fotógrafo e a brincadeira sem dúvida é para gente grande. Seu talento com retratos é indiscutível e em seu livro você via aprender como iluminar bem uma cena para extrair o melhor dos personagens.
Para facilitar, o livro é todo ilustrado com os esquemas de luzes, ficha técnica e equipamentos utilizados. Garrido tem um portfólio com grande nomes como: Tom Jobim, Faustão, Lula, Oscar Niemeye, Jô Soares.