Hoje eu vou ensinar um efeito viciante conhecido como freelensing – um falso Tilt Shift. Ele parece simples, mas exige bastante cuidado, pois o sensor de sua câmera ficará exposto e qualquer poeira pode acabar entrando.
Bom, para esta técnica é necessário uma câmera DSLR e uma lente rápida (de abertura ampla). Você também pode fazer com outras lentes, mas esta te ajudara a atingir melhores resultados por conta do vidro maior dela.
Vamos começar deixando a lente levemente solta e deslocada de maneira que apenas um lado fique encaixado e o outro inclinado. Veja o exemplo abaixo:
Quanto as configurações da câmera, primeiro coloque ela em modo manual. Depois deixe a abertura no mais aberto e o ISO no valor mais baixo. A velocidade não pode ser inferior a 1/60s – isso evitará imagens tremidas. Se não estiver obtendo a velocidade, aumente o ISO.
Outra dica bacana é colocar a câmera em modo de disparo contínuo e não poupar os cliques. Isso vai garantir ainda mais as chances de uma imagem nítida.
Seu desafio maior vai ser focar de um jeito que o efeito fique bonito. O ideal é que você tente chegar o mais próximo do tema com o mínimo de rotação do anel de foco. Tente!
Tenho certeza que depois de ler esse post você vai imaginar que essa é uma técnica simples e fácil, mas te garanto que não é. Ela exige bastante treino e no começo pode ser um pouco chatinho para pegar o jeito, mas não desista, pois ótimos resultados podem ser alcançados.
Agora se você tiver dificuldades ou alguma dúvida, manda um comentários, que faremos o máximo para te ajudar.