Recontar a história da cultura negra por meio de fotografias históricas e atuais é o objetivo da exposição, que acontece no Museu Republicano “Convenção de Itu”, chamada “Atavos – um reencontro de ancestralidades perdidas”, da fotógrafa chilena Pola Fernandes.
A Canon do Brasil apoia a exposição que fica aberta até dia 20 de setembro e tem entrada gratuita.
Entre as diversas fotos expostas estão a obra “Maria”, que foi premiada em 2015, no Concurso Mestre Luís França do Museu da Abolição de Recife, e a obra “Fátima” da série de retratos bordados que faz parte da Coleção Joaquim Paiva, no Rio de Janeiro.
A série – Atavos – reconta de forma emocionante a cultura brasileira, por meio de uma exposição com 23 fotos realizadas no século XIX e também de imagens recentes de mulheres afrodescendentes, explica Pola Fernandez. Todas as obras foram impressas em equipamento de alta qualidade fotográfica em fine art.
Pola Fernandez é chilena e vive no Brasil desde 1979. Ela é pedagoga e fotógrafa, especialista em Artes Visuais e Educação pela Unicamp. Sempre demonstrou interesse pela mulher negra e cultura brasileira. Fernandez pesquisa retratos históricos fotográficos de escravos e negros do século XIX. Desde 2010 mantém um projeto no qual realiza oficinas com um grupo de mulheres afrodescendentes na cidade de Salto, interior de São Paulo.
De acordo com a supervisora de Marketing da Canon do Brasil, Grace Kelly, a exposição Atavos representa muito bem a cultura do país. É uma viagem história muito rica registrada em cada detalhe das fotografias. Para a Canon do Brasil é um prazer apoiar uma artista tão talentosa como Pola, explica. A artista deve estar em outras exposições com participação da Canon do Brasil.
Exposição resgata cultura negra por meio de fotografias do século XIX
Aberta até dia 20 e tem entrada gratuita. O Museu Republicano “Convenção de Itu”, fica na Rua Barão do Itaim, 67, Itu.
Fonte: Assessoria de Comunicação