Tiradentes é uma cidade encantadora com seu centro histórico preservado, rico de beleza, arte e história brasileira. A pequena cidade de Minas Gerais é um ótimo roteiro fotográfico. Casarões coloniais, arquitetura do século XVIII e muitos, muitos ateliês. A cidade respira arte e seus artesãos deixam a cidade mais colorida e bela do que já é. Imagina no Festival de Fotografia de Tiradentes!
Motivos que citei acima já são o suficiente para você ir a Tiradentes, mas essa cidade incrível recheada de fotografia e fotógrafos por todos os lados fica melhor ainda. O Festival de Fotografia de Tiradentes foi um bom motivo para eu conhecer essa bela cidade no ano passado. O Festival já está na sua sexta edição e garanto a vocês que vale muito a pena essa viagem.
O festival é organizado pelo projeto Foto em Pauta tendo como seu idealizador, Eugênio Sávio.
Coloque na sua agenda pois o Festival acontece de 9 à 13 de março.
Com palestras, workshops e exposições ele trás um conteúdo muito rico aos fotógrafos iniciantes, além de ter a oportunidade de estar mais próximo de fotógrafos renomados do Brasil e do mundo. Já foram divulgadas duas exposições e uma delas é com a curadoria de Cristiano Mascaro. Para acompanhar as novidades e a programação do evento acesse o site do Festival.
Nos vemos no Festival de Fotografia de Tiradentes?
Onde ficar em Tiradentes
Desde que conheci Tiradentes faço visitas frequentes a cidade e sempre fico na Pousada Maria Fumaça, que leva o mesmo nome do trem. A estação fica bem próximo a pousada e é um ótimo passeio para conhecer a região. A pousada fica no centro histórico e a 5 min dos locais do que ocorrem os eventos do Festival. Tem uma ótima piscina ( minas é bem quente em março) e um delicioso café da manhã mineiro. A pousada é bem tranquila e tem um jardim com uma bela paisagem. Os quartos são grandes e espaçosos e dá pra você levar todo seu equipamento para produzir ótimas fotos. Eles oferecem Wi-Fi sem custo para você se manter conectado!
Onde comer
Opções para comer numa cidade mineira não faltam, mas toda cidade tem aquele lugar especial. A mais ou menos 15 minutos de Tiradentes fica Bichinho um pequeno distrito da cidade vizinha Prados. O caminho para Bicinho é pela Estrada Real com paisagens e casarões incríveis para fotografar, lá você encontra o restaurante Tempero da Angela que você não irá se decepcionar. Durante o festival a maioria dos fotógrafos almoçam por lá e fica bem cheio, por isso chegue cedo. O restaurante fica aberto até as 16h e você paga um preço único e come o quanto quiser. A comida é servida no próprio fogão a lenha que é feita a comida e a sobremesa está inclusa no valor. Acredite vale muito a pena!
Confira também – Roteiro de um dia em Tiradentes
Que delícia. Adoro Tiradentes, vontade louca de ir!