Com a evolução dos aparelhos de fotografia se tornou muito fácil registrar os momentos. Nunca se fotografou tanto como hoje. São tantas imagens que rodam pelo mundo digital que fica difícil identificar as que realmente foram clicadas por um profissional ou por um amador.
Será que essa facilidade está destruindo a arte da fotografia ou a profissão dos fotógrafos? Pergunta difícil de responder. Hoje a grande maioria tem um smartphone com ótimos recursos para registrar lindas imagens, mas vale dizer que ela se restringe somente ao mundo digital. Se bater a necessidade de uma ampliação para impressão o resultado nem sempre fica tão bom. Tá, mas pera aí. Quem hoje precisa imprimir tanta foto?
A fotografia virou um hobby pra muitas pessoas, mas ainda é para outros uma profissão que deve ser levada a sério.
Além dos smartphone e câmeras compactas, existe a facilidade da compra das câmera DSLR, lente, tripé e flash. Só que acredite, hoje não basta você ter apenas um bom equipamento. Para ser um bom fotógrafo o ato reflexivo ainda deve ser colocado em primeiro lugar. A fotografia não é apenas um ato imediato. Clicou e tá ok.
Ficou mais fácil fotografar, mas também ficou mais difícil de encontrar bons fotógrafos.
O primeiro passo é gostar de observar o mundo ao seu redor. Não deixar para conferir o resultado apenas no computador, analise o momento antes mesmo do clique. Você também precisa através de suas imagens contar uma história. Praticar muito e muito todos os dias. E por fim, nunca deixar de estudar, fazer cursos, workshops, ir em exposições e ler bastante livros.
Ah, e por favor, evite ao máximo a repetição dos clichês. Notem como do dia para noite as mesmas fotos vem sendo realizadas por profissionais diferentes. É uma cópia da cópia. O estilo newborn por exemplo é a bola da vez. Isso também não quer dizer que você não pode se destacar. Outro exemplo é a fotografia de casamento, confira como Emin Kuliyev inovou e fez a diferença.
Um bom fotógrafo é aquele que quebra paradigmas.
O fotógrafo por hobby é aquele trabalha em outra área, mas gosta muito de fotografia. Ele se inspira e se dedica a isso, mas ele não vive da fotografia. Alguns gostam de investir em equipamentos e acessórios de ponta, já outros não se preocupam com isso, fazendo ótimas imagens com seus celulares ou câmeras compactas.
O fotógrafo profissional é aquele que realmente trabalha com isso. Ele vive disso e suas fotos são sua fonte de renda. São pessoas que estudam realmente a fotografia. Investem em equipamentos de qualidade como câmeras, tripés, e diversos tipos de lentes.
Todo mundo já sabe que este site é amante da Canon, né? Dito isso, e…
A Canon, líder mundial em soluções de imagem digital, anuncia o lançamento oficial do software…
Os celulares hoje em dia têm apresentado câmeras com cada vez mais resolução e qualidade…
O Natal está chegando e, com ele, a época em que todos se lembram das…
O Instagram se tornou uma das plataformas mais relevantes para marcas e profissionais que desejam…
Atualmente as câmeras profissionais e de ação precisam da potência, rendimento, capacidade e confiabilidade das…