*Nishe, apelido de Magdalena Lutek, é uma fotógrafa polonesa de 29 anos. Ela costuma fotografar cenários caseiros, com personagens principais femininas e bastante delicadas, com aparência frágil, porém, muito sensual. Algumas de suas fotos incluem uma nudez leve e sensível, que não agride aos olhos e tampouco sugere uma sexualidade muito invasiva. São sempre retratos sutis com feminilidade, subjetividade e um certo romantismo.
No começo, ela fotografava com uma câmera de seu pai, aos 15 anos, e somente auto-retratos. Com o tempo e a evolução do seu trabalho, ela começou a fotografar modelos. Atualmente, ela escolhe modelos que sejam artistas (escritoras, atrizes, poetisas, etc) pois considera que, sendo artistas, elas entendem melhor os sentimentos e as palavras que ela quer expressar com aquela determinada foto. Ela também prefere modelos com cabelos compridos, sardas, mãos delicadas e aspecto frágil (o que é bem óbvio quando vemos suas fotos, na verdade).
O que mais gosto na fotografia de *Nishe é o recorte que ela faz em cada cena, capturando pedacinhos do cenário total e focando somente uma parte do todo, como se aquele teco fosse o mais importante a ser visto e sentido naquele momento.
Outro ponto característico da sua fotografia é a presença constante de natureza pois, segundo *Nishe, existem certos elementos na natureza que despertam sentimentos nela que mais nada é capaz de fazer.
*Nishe não me parece ser uma pessoa triste ou torturada, como Laura Makabresku do meu post anterior, e sim, alguém que vê o mundo com uma delicadeza e uma melancolia muito próprias, como se a parte principal da vida fosse uma mulher bonita, séria e florida.
Para ver mais fotos dela:
Flickr | Tumblr | Site pessoal