O Festival Internacional de Fotografia – Paraty em Foco, acontecerá de 14 a 18 de setembro, na mais fotogênica das cidades da Costa Verde e destino preferencial de turistas nacionais e estrangeiros, a colonial Paraty.
Em sua 12ª edição, o mais importante evento de fotografia do país e um dos melhores do mundo, reúne artistas, profissionais, entusiastas e amadores em torno de exposições, workshops, palestras e um leilão de fotografias.
O festival também vai abrir espaço para os amantes de fotografia terem seus trabalhos expostos junto aos de profissionais renomados. E os colecionadores podem aproveitar o evento para adquirir obras de arte no já tradicional leilão, que nasceu com o festival em 2004 e tem curadoria exclusiva, feita por profissionais do mercado de arte e fotografia.
Também está na programação uma série de encontros e entrevistas abertos ao público no auditório da Casa de Cultura. Com entrada gratuita, as apresentações serão retransmitidas para vários pontos do centro histórico e via streaming para todo o mundo.
Fotógrafo mineiro Assis Horta, de 98 anos, que com seus registros de Diamantina foi uma espécie de precursor do Google Maps, mapeando com imagens toda a cidade, ajudando no tombamento federal do Centro Histórico, em 1938.
Sem falar que foi ele o autor das fotos de centenas de trabalhadores locais quando, em 1943, a Carteira Profissional foi criada e tornou-se obrigatória. Foi ainda o responsável pela popularização dos retratos em estúdio fazendo o primeiro clique na vida da maioria dos diamantinenses mais humildes.
Seu Assis, como é chamado, vai estar em Paraty para receber a reverência da comunidade fotográfica.
Uma exposição de parte da obra de Assis Horta vai ocupar a Casa de Cultura de Paraty, onde também vai ser montada uma reprodução do cenário no qual o fotógrafo retratava seus clientes. Lá, os visitantes poderão usar e abusar de selfies ou fotos com a família com seus próprios equipamentos.
O destaque internacional é para o fotógrafo russo Gueorgui Pinkhassov, da famosa cooperativa Magnum Photos, e assíduo colaborador de diversos veículos estrangeiros, particularmente para as revistas Geo, Actuel e The New York Times Magazine. Radicado em Paris, ele vai participar de um workshop dia 17 (sábado), das 9h às 17h30mim, para 50 pessoas.
A masterclass deste mestre da cor e luz se concentrará em como ele pode contribuir e ajudar em apenas um dia o desenvolvimento dos trabalhos dos participantes. Pinkhassov vai basear sua apresentação na leitura/edição e discussão de no mínimo 15 portfólios com a participação da classe. Dicas sobre a edição de ensaios, pensando em fotografias individuais, em exposições ou livros fazem parte da proposta.
Pinkhassov divide ainda uma mesa intitulada “A musa curiosidade” com a fotojornalista brasileira, Ana Carolina Fernandes. Integrante da agência Magnum, Pinkhassov vai apresentar imagens que ilustram seu lema: “Mesmo o estilo pode transformar o fotógrafo em um escravo se ele não fugir disto, pois estará condenado a repetir-se. A única coisa que conta é a curiosidade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Todo mundo já sabe que este site é amante da Canon, né? Dito isso, e…
A Canon, líder mundial em soluções de imagem digital, anuncia o lançamento oficial do software…
Os celulares hoje em dia têm apresentado câmeras com cada vez mais resolução e qualidade…
O Natal está chegando e, com ele, a época em que todos se lembram das…
O Instagram se tornou uma das plataformas mais relevantes para marcas e profissionais que desejam…
Atualmente as câmeras profissionais e de ação precisam da potência, rendimento, capacidade e confiabilidade das…