Não é novidade para ninguém, que quem esta começando a fotografar fica em dúvida de quanto vale o seu trabalho, ou quanto cobrar por suas fotografias. Posso dizer que não é tão simples, mas também não é um bicho de sete cabeças.
Confesso que li muitos textos sobre o assunto, busquei algumas referências, para daí conseguir escrever para vocês. Lógico que nem tudo que vou dizer precisa ser levado a risca. Ah, essas dicas valem não só para fotografia, mas também para diversas outras áreas. Eu e a Eloah, por exemplo, usamos para saber o quanto cobrar em um publieditorial do blog Marola com Carambola. Também usamos para definir o valor de fazer um site, instalar, criar e customizar blogs em WordPress.
Por isso credito que é uma dica bem válida para todo mundo. =)
O primeiro passo para saber o quanto cobrar por suas fotografias é saber o quanto você precisa ganhar por mês. Para isso você irá listar todos os seus gastos mensais e depois soma-los. Dá trabalho, mas é a melhor forma de descobrir o quanto você precisa ganhar.
Depois de listar, calcular e somar todos os seus gastos estimados mensais, você precisa descobrir o quanto vale a sua hora, de acordo com o valor que precisa ganhar para pagar suas contas e seus sonhos. Aqui você não pode deixar a realidade para lá e dizer que trabalha 24h por dia, 7 dias por semana.
Com estes dados na mão, você pegará o valor que precisa ganhar por mês e irá dividir pelas horas trabalhadas. Exemplo: você precisa ganhar R$ 5000 para pagar suas contas, e trabalha 32 horas por mês. Então divida 5000 por 32 e terá o quanto sua hora vale. Neste caso são R$ 156.
Neste momento, você já sabe o quanto precisa ganhar, e o quanto vale a sua hora. Agora precisa saber o quanto cobrar. Para isso você fará o orçamento. Então você irá listar realmente todas as horas trabalhadas no job que foi pedido. Para ficar mais fácil de entender vamos continuar com o exemplo do aniversário de criança.
Total: 14 h de trabalho
Claro que você pode adicionar outros custos e gastos, como por exemplo eventuais assistentes, licença de imagens e etc. Se você trabalhar mais horas/mês você irá cobrar menos por cada trabalho. Este é só um exemplo. Óbvio que não é a única forma de calcular, só é a que acho mais justa e de certa forma mais simples. Desta forma você não estará pagando para trabalhar, e sentirá que realmente ganha com seu trabalho.
Se você tem outra profissão, é só ir adaptando conforme a necessidade que também dá certo. Espero que tenha ajudado bastante vocês.
Separamos também um curso bem legal para vocês e todos os fotógrafos que desejam iniciar ou aprimorar o cálculo do valor de venda do seu trabalho!
Fonte de inspiração: Dicas de fotografia.
Todo mundo já sabe que este site é amante da Canon, né? Dito isso, e…
A Canon, líder mundial em soluções de imagem digital, anuncia o lançamento oficial do software…
Os celulares hoje em dia têm apresentado câmeras com cada vez mais resolução e qualidade…
O Natal está chegando e, com ele, a época em que todos se lembram das…
O Instagram se tornou uma das plataformas mais relevantes para marcas e profissionais que desejam…
Atualmente as câmeras profissionais e de ação precisam da potência, rendimento, capacidade e confiabilidade das…