Categorias: Lightroom

Tratamento de imagens no Lightroom – Básico

No post anterior te ensinamos a importar e exportar uma foto para o Lightroom. Hoje eu vou mostrar para você algumas opções, que eu uso, para tratamento de fotos. Lembrando que eu não entendo NADA de LR e só quero compartilhar com vocês o que eu estou aprendendo. Os grandes entendedores que me perdoem se eu falar bobagem. =)

1) Primeiro você vai importar sua foto para o LR e ir para o menu Revelação. Na lateral direita do programa, você vai encontrar uma lista com diversas opções, nós vamos começar pela aba – Básico. Aqui você encontrará as opções de temperatura, cor, exposição, contraste, sombras e etc.

2) A ideia aqui é você ir melhorando cada item um a um, e um pouco de conhecimento básico ajuda nessa hora. Agora é o seguinte: nós não entendemos muito do assunto certo? O que eu faço é: clico no botão automático. Ele já faz parte do trabalho pra mim. E dai vou melhorando algumas coisas.

3) Cada tipo de foto será um caso diferente, nesta aqui, a imagem ficou super clara, os pontos brancos ficaram sem definição e muito estourados, e os verdes ficaram parecendo folhas de plástico. Então eu ajustei a Exposição em +35 e já deu uma boa diferença.

4) Mas o verde ainda continua MUITO verde, então fui na aba HSL / Cor / P & B, na opção Cor. Nesta aba você consegue mexer somente na cor que deseja. Como o caso aqui era o verde, selecionei a cor verde.



5) Aqui dá pra brincar bastante com a cor. Em Matiz você escolhe o tom de verde que quer. Como eu queria o que estava, deixei no 0. Na Saturação, você tira ou coloca mais cor, eu queria um pouquinho mais opaco, então joguei no -20. E na Luminância, você deixa mais claro ou mais escuro, como eu queria mais escuro, coloquei no -30.

6) Uma dica é olhar as duas imagens ao mesmo tempo no programa, assim você consegue ver claramente a diferença entre elas. Para isso é só você selecionar a opção no rodapé sinalizada por duas letras Y.

Agora é só exportar e usar a sua foto.

E por ai vai gente. Mais pra frente vou mostrar pra vocês várias outras funcionalidades e facilidades que o programa trás para quem mexe com fotografia, até mesmo para nós blogueiros, que tiramos várias fotos de várias coisas diferentes, e depois sofremos pra escolher quais das 1000 tiradas vamos postar no nosso site.

E ai? Gostaram da dica de hoje? Deixem seus comentários. =)

Amanda Fernandes

Ela consegue passear por diversas áreas profissionais. Formada em Gestão Bancária, sempre teve uma grande paixão pela gastronomia. Especializou-se na área e começou sua nova vida de blogueira. Criadora e diretora do projeto Marola com Carambola, sentiu necessidade de conhecer o mundo da fotografia e da edição, nascendo assim o Conexão Fotográfica.

Posts Recentes

As Câmeras queridinhas da Canon

Todo mundo já sabe que este site é amante da Canon, né? Dito isso, e…

1 ano atrás

Canon lança software que transforma câmeras da marca em webcams

A Canon, líder mundial em soluções de imagem digital, anuncia o lançamento oficial do software…

4 anos atrás

5 aplicativos para fazer vídeos incríveis usando o celular

Os celulares hoje em dia têm apresentado câmeras com cada vez mais resolução e qualidade…

5 anos atrás

Fotógrafa oferece ensaio infantil em prol da caridade

O Natal está chegando e, com ele, a época em que todos se lembram das…

5 anos atrás

5 segredos que poucos realmente utilizam para se dar bem no Instagram

O Instagram se tornou uma das plataformas mais relevantes para marcas e profissionais que desejam…

6 anos atrás

Dicas de cartões de memória para câmeras fotográficas

Atualmente as câmeras profissionais e de ação precisam da potência, rendimento, capacidade e confiabilidade das…

6 anos atrás