Categorias: Dicas

Dicas de exposição na fotografia

Antes de ler as dicas abaixo, eu recomendo que você entenda um pouco sobre os modos de medição de luz. Depois de lido, volte para cá, e vamos descobrir juntos algumas dicas para fugir do parâmetro 0 da sua câmera.

Já aconteceu de você deixar o fotômetro no parâmetro 0, e mesmo assim a sua foto sair muito escura, ou muita clara, ou sem nenhuma nitidez?

Pois é! O que nem todo mundo sabe é que algumas situações pedem um pouco mais de macete para obter uma fotografia perfeita. Quando há pouca ou muita luz, o fotômetro fica um pouco confuso e te dá uma medição errada, resultando em uma foto diferente do esperado.

Atualmente as câmeras digitais tem um padrão de calculo (avaliativo/matricial) que analisa várias áreas da cena para tirar uma media da luz, afim de chegar no parâmetro 0 e costuma funcionar na grande maioria dos casos. Nós indicamos que você comece a utilizar a partir de hoje outro padrão de calculo que é CENTER WEIGHT. Ele vai sempre dar maior peso ao centro da cena, evitando assim sombras e luzes indesejadas nas laterais. Teste!

Para você que está fazendo fotos noturnas, de shows e peças de teatro indicamos o padrão SPOT. Aqui sua câmera vai levar em consideração apenas uma pequena área do centro (1% a 5%) e isso fará com que você não tenha imagens estouradas ou com silhuetas pesadas.



Existe também o HISTOGRAMA para te ajudar nesta história toda de fotômetria perfeita. Ele sim é totalmente a prova de erros e você pode adotar ele a partir de hoje. Só um detalhe, nunca deixe o gráfico estourar em suas extremidades, sendo esquerda = preto e direita = branco. E se você fotografar em RAW será melhor na hora de fazer as possíveis correções em softwares de edição.

O tons coloridos também são importantes. Você precisa aprender a ler eles, já que a câmera não entende o colorido como o olho humano, por isso a câmera pode confundir um vermelho e verde. Então tente interpretar os tons antes de fazer sua foto, você vai poder deixar ela com um ponto a mais ou a menos, pegando melhor as sombras e os brilhos necessários para fazer esse contrates entre os tons.

Uma outra dica importante para você captar as cores como elas são, é sempre ajustar o branco da sua câmera (WB). Para isso você vai definir manualmente o balanço de branco. Pegue uma folha de papel, ajuste a exposição e o foco. A câmera pode demorar um pouco para perceber o disparo, mas o ajuste será realizado deixando assim as cores realmente como elas são.

Você ainda pode comprar um fotômetro de mão ou utilizar aplicativos para isso (em breve detalharemos o assunto).

Consegue perceber que nem sempre o calculo da câmera é o ideal?

Fotografia de silhuetas e pôr do sol são os maiores exemplos disso.  Então siga sua intuição, inove e saia um pouco da zona de conforto do 0. O que acha?

Eloah Cristina

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo.

Posts Recentes

As Câmeras queridinhas da Canon

Todo mundo já sabe que este site é amante da Canon, né? Dito isso, e…

5 meses atrás

Canon lança software que transforma câmeras da marca em webcams

A Canon, líder mundial em soluções de imagem digital, anuncia o lançamento oficial do software…

3 anos atrás

5 aplicativos para fazer vídeos incríveis usando o celular

Os celulares hoje em dia têm apresentado câmeras com cada vez mais resolução e qualidade…

4 anos atrás

Fotógrafa oferece ensaio infantil em prol da caridade

O Natal está chegando e, com ele, a época em que todos se lembram das…

4 anos atrás

5 segredos que poucos realmente utilizam para se dar bem no Instagram

O Instagram se tornou uma das plataformas mais relevantes para marcas e profissionais que desejam…

5 anos atrás

Dicas de cartões de memória para câmeras fotográficas

Atualmente as câmeras profissionais e de ação precisam da potência, rendimento, capacidade e confiabilidade das…

5 anos atrás