Antes de ler as dicas abaixo, eu recomendo que você entenda um pouco sobre os modos de medição de luz. Depois de lido, volte para cá, e vamos descobrir juntos algumas dicas para fugir do parâmetro 0 da sua câmera.
Já aconteceu de você deixar o fotômetro no parâmetro 0, e mesmo assim a sua foto sair muito escura, ou muita clara, ou sem nenhuma nitidez?
Pois é! O que nem todo mundo sabe é que algumas situações pedem um pouco mais de macete para obter uma fotografia perfeita. Quando há pouca ou muita luz, o fotômetro fica um pouco confuso e te dá uma medição errada, resultando em uma foto diferente do esperado.
Atualmente as câmeras digitais tem um padrão de calculo (avaliativo/matricial) que analisa várias áreas da cena para tirar uma media da luz, afim de chegar no parâmetro 0 e costuma funcionar na grande maioria dos casos. Nós indicamos que você comece a utilizar a partir de hoje outro padrão de calculo que é CENTER WEIGHT. Ele vai sempre dar maior peso ao centro da cena, evitando assim sombras e luzes indesejadas nas laterais. Teste!
Para você que está fazendo fotos noturnas, de shows e peças de teatro indicamos o padrão SPOT. Aqui sua câmera vai levar em consideração apenas uma pequena área do centro (1% a 5%) e isso fará com que você não tenha imagens estouradas ou com silhuetas pesadas.
Existe também o HISTOGRAMA para te ajudar nesta história toda de fotômetria perfeita. Ele sim é totalmente a prova de erros e você pode adotar ele a partir de hoje. Só um detalhe, nunca deixe o gráfico estourar em suas extremidades, sendo esquerda = preto e direita = branco. E se você fotografar em RAW será melhor na hora de fazer as possíveis correções em softwares de edição.
O tons coloridos também são importantes. Você precisa aprender a ler eles, já que a câmera não entende o colorido como o olho humano, por isso a câmera pode confundir um vermelho e verde. Então tente interpretar os tons antes de fazer sua foto, você vai poder deixar ela com um ponto a mais ou a menos, pegando melhor as sombras e os brilhos necessários para fazer esse contrates entre os tons.
Uma outra dica importante para você captar as cores como elas são, é sempre ajustar o branco da sua câmera (WB). Para isso você vai definir manualmente o balanço de branco. Pegue uma folha de papel, ajuste a exposição e o foco. A câmera pode demorar um pouco para perceber o disparo, mas o ajuste será realizado deixando assim as cores realmente como elas são.
Você ainda pode comprar um fotômetro de mão ou utilizar aplicativos para isso (em breve detalharemos o assunto).
Consegue perceber que nem sempre o calculo da câmera é o ideal?
Fotografia de silhuetas e pôr do sol são os maiores exemplos disso. Então siga sua intuição, inove e saia um pouco da zona de conforto do 0. O que acha?