Top Menu

Em nosso mercado há uma variedade imensa de cartão de memória e cada um tem sua particularidade e característica. Hoje vamos te ajudar a entender sobre a velocidade, a capacidade de armazenamento, os formatos e suas tecnologias.

Como escolher o cartão de memória da sua câmera

Cartão de memória – Velocidade

A velocidade é a classe do cartão e é identificada pela sigla C. Eu considero esse um dos itens mais importantes para a decisão final na hora da minha compra. O cartão precisa ser rápido o suficiente para gravar os dados na velocidade exigida para o tipo e tamanho do arquivo. Veja:

Classe 2 – 2 MB/s: celulares e câmeras de até 12MP
Classe 4 – 4 MB/s: câmeras maiores de 12MP e vídeo HD
Classe 6 – 6 MB/s: câmeras maiores de 12MP e vídeo Full HD
Classe 10 – 10 MB/s: câmeras semi-profissionais ou profissionais, e vídeo HD ou Full HD

Ainda tem os cartões com velocidades mais altas como: U1 (10 MB/s), U3 (30 MB/s),  UHS-I (104 MB/s) e UHS-II (312 MB/s)

Cartão de memória – Capacidade

A capacidade varia bastante e é identificada pela sigla GB. Aqui é simples, quanto maior seu cartão, mais arquivos você vai conseguir armazenar nele. Eu recomendo utilizar um de pelo menos 32 GB, agora se você faz muitos vídeos e fotos, compre um de 64 GB.

No mercado você já encontra modelos de até 512 GB, porém o custo dos cartões com capacidades maiores são bem superiores. Então é melhor trabalhar com 4 cartões de 32 GB do que um de 128 GB. Entende?

Cartão de memória – Formatos

Os formatos são identificados pelas seguintes siglas: SD, Micro SD, Compact Flash, XQD e CFast. O SD é o mais comum e está divido entre SD, SDHC e SDXC, variando de 2 GB a no máximo 512 GB. O Micro SD costuma ser utilizado em aparelhos menores como os celulares. Já o Compac Flash alcançou o topo do mercado, mas sua tecnologia foi interrompida e com isso em breve ele deixará de existir. O XQD ainda pouco conhecido veio para substituir o CF e tem velocidades superiores do SD. O CFast é o cartão mais rápido do mercado chegando a atingir 750 MB/s e diversas marcas já estão fabricando este modelo.

Como escolher o cartão de memória da sua câmera

O que nós usamos

Para cada equipamento nós utilizamos um cartão diferente:

  • Sony – SDHC – Classe 10 – 32 GB: usamos na Canon T3i para vídeos Full HD e fotografias.
  • SanDisk – microSD – Extreme PLUS – Classe 10 – 32 GB: usamos na GoPro para vídeos Full HD e fotografias.

É importante ter consciência da qualidade do seu cartão de memória para desfrutar de todos os recursos da sua câmera. Então invista sim em bons cartões de memória porque realmente vale a pena. Ah, e cuidado na hora da compra!!! Pois existem muitos cartões falsificados com o rótulo da capacidade e velocidade trocado.

Todas as imagens foram retiradas do Pinterest.


- TOP OFERTAS -


- PUBLICIDADE -


About The Author

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo. Assim nasceu mais este projeto, o Conexão Fotográfica. Ela também é sócia e diretora do projeto Marola com Carambola.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close